como adoptar

Antes de adoptar um animal, por favor lembre-se que os animais precisam de:
  • Muita companhia pois os animais são seres sociais. Não devem ser deixados regularmente sozinhos por mais de oito horas;
  • Um jardim seguro ou um quintal onde possam com segurança andar sem trela para fazerem as suas necessidades e exercício;
  • Muito tempo e paciência quando são bebés;
  • Ir ao veterinário regularmente, pelo menos uma vez por ano, para cuidados de rotina, vacinação, devendo ser desparasitados regularmente (tratamento contra as lombrigas, ténias, pulgas e carraças);
  • Cuidados clínicos, que poderão ser dispendiosos, sobretudo quando são mais idosos.
 Ao adoptar um animal, cão ou gato, na SPAD deverá: 
  • Ler cuidadosamente as regras de adopção e assinar o respectivo termo de responsabilidade;
  • Pagar a taxa de adopção que presentemente é de 40,00 €.
Na taxa de adopção está incluido:
  • Consulta veterinária no acto da adopção;
  • Colocação do microchip;
  • Aplicação das primeiras vacinas, designadamente da vacina contra a RAIVA (obrigatória por lei);
  • Desparasitação interna (contra lombrigas e ténias);
  • Cirurgia de esterilização ou castração (obrigatória);
  • Para os cães, também inclui 6 horas de ensino básico de obediência, pelo K-9 Training Madeira (Solano Spínola).
Horários para adopção:
Segunda a Sexta: 11h00m - 18h00m
Sábado: 11h00m - 13h00m
Adotar - do latim adoptāre, escolher; tomar por filho próprio, perfilhar. Na sua essência, adotar significa responsabilidade, responsabilidade total por outro ser.

Adotar com responsabilidade
O processo de adoção da SPAD é simples, consiste em se deixar apaixonar por um dos nossos amiguinhos que já estejam prontos para adoção, dirigir-se à receção e identificar através do nome e número de jaula o vosso novo animal de estimação. Após identificação é entregue um documento de identificação e questionário aos novos donos e aguardam uma consulta de adoção onde são explicados os cuidados a ter com o seu novo membro da família. Este ato tem uma taxa de 40 euros que inclui a vacinação, desparasitação interna do animal e a prevenção da Dirofilária (em animais com mais de 6 meses) até a altura da saída. O microchip (colocado na consulta de adoção) e a esterilização (obrigatória, cuja marcação é feita no dia da adoção) estão também incluídos.
Mas vamos voltar um pouco atrás, ao momento em que está a ponderar a hipótese de ter um animal de estimação ou acrescentar mais um à família. É nessa altura que tem que parar e pensar na responsabilidade que vai acarretar a adoção. Pergunte a si próprio se tem disponibilidade de tempo para educar o seu novo amigo, para passear com ele, para limpar as suas necessidades, para brincar e lhe dar carinho e atenção, para lhe dar banho e escovar o pelo e para levá-lo ao veterinário sempre que necessário. Pergunte a si próprio se tem disponibilidade financeira para suportar as despesas que acarreta ter um animal de estimação, a alimentação adequada, os cuidados de higiene e corte de pelo, as hospedagens quando for de férias, as idas ao veterinário preventivas e não se esqueça que ele é um ser vivo e como tal pode adoecer e pode ter acidentes, mesmo com todos os cuidados e nessa altura ele continua a contar consigo para o apoiar e tratar.
Outra questão que tem que colocar é a disponibilidade de espaço, esta questão é muito importante na escolha do animal de estimação, se será cão, gato, raça grande, pequena ou média. Tenha atenção que se tem jardim ou quintal, este tem que estar devidamente vedado ou com um canil ou gatil, tem que ter um abrigo para os dias mais quentes e mais frios, assim como as intempéries, tem que ter uma área para as necessidades e um espaço protegido para colocar a comida e a água. Acima de tudo tem que perguntar se tem disponibilidade psicológica para se responsabilizar por tudo o que estivemos a falar até agora e se não desistirá do seu amigo à primeira dificuldade que encontrar, se não o abandonará, quando ele ladrar, crescer, arranhar as unhas no seu sofá, roer o seu sapato preferido ou partir a jarra que era da sua avó!
Mas não se esqueça da companhia que vai ter em todos os momentos do seu dia-a-dia, nas gargalhadas que vai dar com as suas brincadeiras, nos momentos de carinho e festas que vão dar um ao outro e do companheiro que o espera em casa e está sempre feliz com a sua presença, quer esteja bem-disposto, quer brigue com ele. Como disse no início, o processo de adoção é simples, mas até aí chegar ainda tem muito que pensar e pesar. Seja responsável e terá um amigo fiel para toda a vida, se lhe der as condições para uma vida feliz e saudável ele nunca o abandonará, não o abandone também!

Raquel Estudante

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.